domingo, 24 de janeiro de 2016

Teorização demais, prática de menos.

Criei o hábito de ler alguns sites diariamente, o que sempre procuro ler alguma coisa é o Exame. Quando foi sábado pela manhã resolvi ver o que estava acontecendo por lá e encontrei ESTA matéria. Me chamou a atenção porque faço parte do agronegócio. 

Que negócio é esse?

Oferecer saladas saudáveis e prontas para comer num pote. Essa foi a ideia de negócio que o empreendedor Acchile Biagioli teve há pouco mais de um ano, quando tentava encontrar uma saída para a crise que afetava a agência de publicidade onde trabalhava, em Itu (interior de São Paulo).
Só havia um problema, ele não tinha um tostão para investir. “Eu não sabia nem como ia terminar o mês”, lembra o empreendedor. A falta de dinheiro, no entanto, não o impediu de continuar. “Peguei 200 reais no cartão de crédito da minha noiva e fui comprar vegetais e potes para começar a produção”, conta. 

O que mais me chamou a atenção foi a simplicidade disso (me parece bem simples) Todos nós sabemos que a situação econômica brasileira vai de mal a pior, isso é um fato. Mas devemos procurar lucrar de alguma forma com isso, senão alguém lucrará.

Infelizmente perdemos boa parte das nossas vidas em coisas que não podemos influenciar ou então que não fazem o menor sentido, apenas masturbações mentais, desgasto emocional.

Existe em torno da blogosfera as expressões: Beta mental, beta físico, beta social, alfa isso, alfa aquilo... eu particularmente procuro não perder tempo com esse tipo de coisa. Eu não entendo o motivo de tanta teorização. Já disse aqui uma vez: Todo e qualquer conhecimento que não pode ser convertido em prática é inútil.

Me responda uma coisa: O que vale saber se o teu vizinho é beta estatístico?! Teu parente é alfa e blá blá blá?! Isso vai mudar o que na tua vida? Única resposta sensata pra isso: saber utilizar as pessoas certas para alavancar seu financeiro e boa.

Às vezes me parece que as pessoas procuram uma válvula de escape pra fugir da realidade, sendo que a única coisa que temos é ela. 



O post fugiu um pouco do assunto ou quem sabe não, o foco aqui é: As coisas são simples, nós que complicamos. 

9 comentários:

  1. Você é um cara muito pragmático e, realmente, essas categorizações são inúteis. São apenas rótulos superficiais.

    ResponderExcluir
  2. chumbo grosso a queima roupa. Excelente post. Estou tentando aplicar na prática o conceito 80/20, ajuda mto qnd se pega as manhas.

    ResponderExcluir
  3. Excelente post. Menos teoria, mais prática. Até me inspirou aqui.

    "As coisas são simples, nós que complicamos."

    Gabaritou.

    ResponderExcluir
  4. Achei um post meio desabafo, mais para encher linguiça digamos assim. Vai fazer ou não a parada dos potes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma possibilidade. Não digo que sim, também não digo que não.

      Excluir
  5. Em que regiao esta as suas terras agricultor?
    Voce pensa em plantar, ajeitar e vender?
    Vc tem apenas as terras?Tem aspersores?tem trator?Custou caro?Ql o retorno?Como o clima influencia nas suas plantacoes?Ja pensou em plantar frutas e pq?Faz algo mais alem de agricultura?

    Esta ai algumas ideias de post agricultor!!

    ResponderExcluir
  6. Olá agricultor, a prática é o que nos leva aos resultados. Muita teoria só funciona para enganadores e vendedores de sonhos.

    Gostaria de perguntar, você planta apenas alface?
    Estou analisando plantar algumas coisas para plantar mas com um maior valor agregado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto sim cara. Quero aprender todo o processo primeiro aí quem sabe depois pense em outra coisa.

      Excluir