sábado, 9 de janeiro de 2016

Como eu faço o que faço?!

Antes de mais nada gostaria de agradecer aos amigos que se pronunciaram diante do blog e se colocaram a disposição em me ajudar. Muito obrigado. Ao mesmo tempo que vocês me ajudam estarão ajudando outras pessoas que pretendem empreender na agricultura.

Estou pensando em postar pelo menos 1 vez por semana, na verdade queria fazer 2: 1 post falando como anda o negócio e outra postagem sobre negócios no geral, livros que li, leio ou lerei, ainda não sei. Como um Anon disse: vai ajudar a manter fluído o Blog. Se rolar 1 vezes por semana será no domingo, se rolar 2 vezes será uma domingo e outra quarta.
    
Pois bem, esse post vai se tratar sobre o processo do negócio:


  • Mudas: No início das plantações eu estava comprando, mas comecei calcular e percebi que era um custo elevado. R$ 5,00 a bandeja com 35 mudas. Total de R$ 0,14 por muda. Sendo que o substrato que utilizo para produzir as mudas eu compro a R$ 5,00 e produz cerca de 15 bandejas (não é uma conta exata), se eu fosse comprar as bandejas já com substratos iria pagar  R$ 75,00. Um tanto caro, não?! As sementes ficam em torno de R$ 15,00 um pacote que vem cerca de 600 sementes da um total de R$ 0,025 a semente. Valia mesmo a pena gastar tanto em mudas?! 
      35 sementes = R$ 0,875
      1 bandeja de substrato = R$ 0,40
      Com R$ 1,27 eu produzo um bandeja de mudas. (não estou calculando a água)


Tio patinhas nadando no dinheiro economizado

    
Vale lembrar que para obter mudas com qualidade é imprescindível a rega diária e levar elas ao sol. Ia postar fotos das minhas porém estou sem câmera, quando puder posto. 

  • Adubo: Pois bem, eu comprei lá por meados de julho de 2015 uma daquelas garretas que de cavalo. Paguei R$ 30,00 nela, pra vocês terem noção pude encher dois tonéis destes aqui:

Tonel de 200L

Eu utilizei cerca de 1 tonel no meu canteiro, um carrinho de mão serviu para praticamente a metade. O tamanho do canteiro é: 1M de largura x 6,50 M de comprimento. Acredito que utilizei até demais, não sei. Como sobrou irei utilizar menos pra ver se as alfaces iriam sentir algum tipo de efeito.

Também utilizei outros adubos, onde o saco de 5Kg eram R$ 5,00. Mas foram poucos. Outro ponto: jogando por cima do canteiro e revirando com a terra pode ser plantado no mínimo umas 2 a 3 remessas.
    
Como vocês devem ter lido NESTE POST minha composteira está trabalhando a todo vapor (é um balde com resíduos orgânicos, restos de alfaces, cascas de algumas verduras, pó de café) já produzo adubo. Coloquei o composto como teste e está sendo aprovado, vamos ver no que vira. 


Marcus Lemonis ao saber que já tenho 4L de chorume



É praticamente isso, acredito que não deixei nada de fora, caso surjam algumas dúvidas iremos sanando com o tempo.

Saúde e prosperidade a todos!!!!!!!



PS: Talvez saia um post nesta próxima quarta-feira 13/01/2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário