domingo, 17 de janeiro de 2016

Hora do pragmatismo


Nos meados de junho/julho de 2015 eu estava querendo criar o hábito de controlar tudo. Quando digo tudo, quero dizer: O que entra, sai, o que fica, o que vai. Serei sincero, venho cometendo um erro à algum tempo e se eu quero crescer já está mais do que na hora de parar com isso.

Eu tenho a noção clara de quanto tempo precisa pra fazer uma bandeja de mudas (35 pés por bandeja), não digo que tenho a noção exata do tempo que é necessário para ter o produto final pois dependo das condições climáticas, então se torna variável, 45-75 dias, varia muito.


Estou aproximadamente 1 ano mexendo com isso, 11 meses para ser exato. Não posso passar por esse tipo de coisa.

Como vou fazer isso?!



Produzi essa tabela no excel onde irei colocar o que foi produzido e em outra o que comprei ou vendi. Irei fazer uma atualização, antes eu fazia 35 mudas por final de semana, só que cheguei a seguinte conclusão: E se eu produzir o número total do que eu vendo? Pensando nisso, todo dia a partir de amanhã 18/01/2016 irei começar fazer no mínimo 10 mudas diárias, assim terei pra reposição assim que sair, sem precisar esperar o final de semana.

Durante todo esse tempo já perdi alguns pés de alfaces devido a condições climáticas, problemas na estufa ou por qualquer outra casualidade. Da mesma forma que vendi e não tive o controle. Se quero crescer tenho que parar de cometer esses erros já! 

Força.


Infelizmente não pude postar nesta última quarta-feira 13/01/2016 por motivos técnicos, mas muito provável que domingo seja posts sobre o negócio e quartas-feiras posts aleatórios.


9 comentários:

  1. Força, Agricultor.

    Também estou nessa de deixar de querer controlar tudo e ser mais ativo, estar mais em movimento. Acho que podemos até errar mais, mas nos tornamos mais produtivos e crescemos com os erros aprendidos.

    Estou acompanhando o blog. Boa sorte com as mudas, amigo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é cara, cerca de 97% das coisas que acontecem na nossa vida não depende de nós. Aí o cara fica paranoico querendo resolver as coisas e tudo mais.

      A vida é o que ela é.

      Valeu!!!

      Excluir
    2. "Você não sabe de nada das negociações que estão ocorrendo nos bastidores para catapultar uma audiência a esse blog muito maior que a que obtive com haters infantis até agora." (Reinserido na Matrix)

      Olha oque esse imundo escreveu! No começo ficou com aquela conversa mole de que o blog seria livre!! O que aconteceu? Todos o Haters e Anons Oprimidos migrara em massa para seu blog! Demos AUDIENCIA, demos VIEWS!

      E o que ele faz agora? Mete moderação naquele porra, com desculpa de um "suposto" ataque do Aurum, é de cair o cu da bunda um trem desse.

      Reinserido na Matrix, não está fazendo nada de surpreendente, na verdade esta seguindo os passos do seu mestre, o Silveta, Cativou os haters e anons num primeiro momento prometendo liberdade, depois com um golpe duro e covarde acionou a moderação, assim como seu mestre fez no passado, escurraçando e oprimindo que lhe deu de audiência.

      E no seu comentario infeliz, ainda teve a ousadia de dizer que está negociando as escondias, para ter audiencia de verdade, chamando os haters de infantis.

      Vejamos tbm o que o fdp escreveu no final do seu primeiro post, da data de 28 de dezembro de 2015.

      "Comentários violentos, enrabadas, haterismos, xingamentos, rambismos, trollagens, profetas e toda forma de lunatismo e muitos mais são LIBERADOS. Apesar de beta, este blog não tem frescura."

      SÃO LIBERADOS!! E o que ele faz agora????? METE MODERAÇÃO!!

      Já deu pra perceber que esse filhote da DITABRETA (DITADURA + POBRETA), Ta alinhando com a Equipe Silveta S.A.

      Reinserido não irá vingar! Antes de subir ao estrelato, irá amargar o ostracismo e a solidão! Visto que MODERAÇÃO AFASTA QUALQUER TIPO DE LEITOR.

      ABAIXO O REINSERIDO!!
      ABAIXO A EQUIPE SILVETA S.A.!!
      ABAIXO TODA FORMA DE CENSURA !!

      COM CENSURA NO BLOG, NÃO HÁ BLOGUEIRO QUE DECOLE!

      Excluir
  2. Além do sistema de compostagem seria recomendado fazer um sistema pra drenar a água da chuva, da pra reduzir ate ~50% do gasto com a água se você começar a armazenar em época de chuva, mas dependo do lugar que você mora vai se preciso tratar a água com filtros e adicionar minerais pra plantas ficarem saudáveis.

    ResponderExcluir
  3. Agricultor, você tem dinheiro para importar produtos? se tiver, lhe recomendaria alguns para as suas plantas crescerem mais rápido e mais saudáveis... parabéns pela mudança no layout do blog, e pela iniciativa da planilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não to com dinheiro pra importar produtos não cara. Mas ouvi dizer que lá fora tem ótimos produtos.

      Na verdade estou plantando na terra provisoriamente, o meu negócio vai ser na hidroponia.

      Opa, aos poucos vou aprendendo mexer nisso aqui.

      Excluir
  4. agricultor, bora fazer parceria de blogroll? já coloquei o seu na minha lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos fazer sim! Você foi um dos primeiros que ofereceu dicas para melhorar o Blog.

      Eu não consegui encontrar o seu Blog clicando no seu Perfil (não entendo muito da plataforma wordpress) se quiser me enviar o link do blog já coloco aqui.

      Excluir