quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Adubando a mente - #1

Pretendo fazer posts pra postar nas quartas-feiras sobre assuntos aleatórios, algo que esteja ligado diretamente/indiretamente ao negócio, visando uma maior fluidez ao Blog e a troca de conhecimentos. Pois bem, esse post vai se tratar de um livro que li quando tinha 16 anos e leio na verdade ouço, irei disponibilizar o audiobook no final do post até hoje (20).


Pai rico, Pai pobre


Não pretendo fazer uma resenha, análise e muito menos uma sintase do livro. Irei falar do que aprendi e coloquei em prática e vem dando resultado.

Muito se circula na Blogosfera de finanças sobre a Matrix, acredito que esta imagem define bem ela:


O que isso tem relacionado com o post? Simples, ativos e passivos. Ta, o que é isso?

Robert Kyiosaki aprendeu desde cedo que o dinheiro tem que trabalhar para ele e não ao contrário. O dinheiro que ele recebe através de salário ele compra em ativos o que faz com que o seu dinheiro cresça cada vez mais e não passivos. Podemos considerar passivo tudo aquilo que não tem retorno financeiro e/ou que não esteja atrelado ao seu negócio. 

Você equipar um computador com tudo que há de mais moderno afim de jogar nos finais de semana sendo que não tem nenhum vínculo lucrativo com aquilo, isto é uma passivo. Se você trabalha com isso e sua renda depende deste trabalho aí é ativo.

Vou citar um exemplo próprio, bem prático até, eu faço o dinheiro trabalhar pra mim, no meu caso ele está "vestido de alface". Neste exato momento estou ganhando dinheiro, pois elas estão crescendo.

Fico triste em saber que esse tipo de coisa a gente não aprende na escola, na verdade, aprendemos (até questiono a questão: aprendemos ou decoramos?!) coisas que considero masturbação mental (Todo e qualquer conteúdo que não pode ser convertido em prática). Talvez seja porque o sistema quer isso: Estude, se forme, consiga um emprego e se aposente.Sustente a Matrix. A vida tem que ser mais que isso.

Minha contribuição por hoje é só isso mesmo. O livro tem um conteúdo espesso, resolvi falar sobre ativos e passivos pois é o que aplico no dia-a-dia.


Aqui você pode ouvir o audiobook na íntegra via YouTube:


3 comentários:

  1. Agricultor Frustrado, obrigado por disponibilizar esse livro.

    Sinto que preciso ler o livro para me inspirar e revisar a minha vida e atitudes quanto ao dinheiro, embora os conceitos demonstrados no texto por ti já me sejam conhecidos.

    Boa ideia de postar no meio de semana, também acho que irei fazer isso lá no meu blog. Mais uma vez obrigado por disponibilizar o link do audiolivro.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu curto muito audiobooks. Dá pra ouvir enquanto faço outra coisa, claro, dependendo do nível do conteúdo.

      De nada cara. O conhecimento está aí e merece ser compartilhado.

      Excluir
  2. Agricultor F!

    Cara esse livro deveria ser obrigatório para todo JPBF!
    Já li uma vez, mas as vezes ouço ele em áudio tbm.

    Tinha que ser livro didático obrigatório para a galera que está no segundo grau, dai deixariam de ser tão burros economicamente.

    Abraço!

    Muito $$$

    ResponderExcluir